No dia 21 de setembro, domimgo, pelas 17h00, na igreja Vila Nova de Tazém, na celebração da eucaristia, o bispo diocesano, D. José Miguel, dará posse ao pe. José Brito, ao pe. Tiago e ao Pe. Rafael para as paróquias de Aldeias, Lagarinhos, Lages, Mangualde da Serra, Moimenta da Serra, Paços da Serra, Pinhanços, Rio Torto, Santa Comba, Santa Marinha, São Martinho, Vila Nova de Tazém e Vinhó.
Com estas tomadas de posse, a Diocese da Guarda renova a sua vida pastoral, confiando aos novos responsáveis paroquiais a missão de continuar a anunciar o Evangelho e a servir as comunidades que lhes são confiadas.

D. José Pereira, bispo da diocese Guarda, procedeu quanto ao movimento paroquial e assistência religiosa, para o ano pastoral 2024-2025 à ”resolução de situações mais urgentes identificadas nestes últimos meses, ou que se tornaram necessárias devido às nomeações para os Serviços Diocesanos”. De acordo com o bispo diocesano a previsão é de que aconteça um movimento paroquial alargado nas próximas nomeações pastorais anuais, tendo em vista “a implementação generalizada de Unidades Pastorais a criar então, em sequência da reflexão feita desde há anos e que no próximo continuar-se-á e conduzirá a decisões, assim se prevê, para o ano pastoral seguinte” lê-se no decreto de nomeação do bispo diocesano.
Neste contexto, o Pe. José Brito Martins, o Pe. Tiago Miguel Gomes Fonseca e Pe. Rafael José Almeida Neves (assumindo a função de moderador) foram nomeados párocos in solidum das paróquias de Aldeias, Lagarinhos, Lages, Mangualde da Serra, Moimenta da Serra, Rio Torto, Santa Comba, Santa Marinha, São Martinho, Paços da Serra, Pinhanços, Vila Nova de Tázem e Vinhó.
